RENASCENÇA

 

Renascença é uma mostra fotográfica de autoria de Fabio Kremer (São Paulo - SP, 08/02/1970) que reúne retratos de pessoas que vivenciam ou vivenciaram o câncer de mama. Para além da documentação, é um trabalho fotográfico sensível e poético, pois o autor consegue tocar a essência de cada uma das pessoas retratadas e resgatar sua beleza e autoestima após o tratamento do câncer através das imagens.

            Os retratos são sensíveis, o que faz lembrar a renda que leva o mesmo nome desta mostra: Renascença. Produzida por artesãs do nordeste brasileiro, a renda Renascença é de extrema beleza e delicadeza. Tecidas com linha e agulha, levam tempo para que cada peça seja lindamente composta e finalizada. O tratamento do câncer de mama não é diferente. Cada paciente é um artesão que deve abraçar o tempo e se (re)compor como uma peça de renda, para, então, renascer – eis outro sentido derivado do nome desta exposição fotográfica.

            Conhecer as pessoas não é apenas olhar para elas; é senti-las. Como diz a fotógrafa belga Martine Franck, “uma boa fotografia é aquela que abre a sua imaginação, que traz emoção”. Renascença é um convite para que todos e todas vivenciem olhares sensíveis ao câncer de mama e possam sair desta mostra com uma experiência tão bela quanto a renda; tão transformadora quando o renascimento.

Marina Chiapinotto

Jornalista, fotógrafa, professora universitária e curadora da mostra

Agradecimentos: Marina Chiapinotto, Paulo Duda Fontes Custódio, Angelita Bento Alves, Udi Dus, Karin Kremer, Romina Ibañes, SESC/FECOMERCIO e a todo(a)s modelos dessa exposição

Clique aqui para ver a Exposição

tania (30 de 52).jpg

Clique na foto para abrir

©2014 fk fotografia

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now